E.M Ernesto Che Guevara vai se chamar E.M Vereador Flávio Nakandakare de Oliveira

por assessoria — publicado 03/09/2019 18h07, última modificação 03/09/2019 18h07
Projeto é de autoria do Vereador Amaury Trindade.

A Escola Municipal Ernesto Che Guevara, na Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, vai passar a se chamar Escola Municipal Vereador Flávio Nakandakare de Oliveira.  É o que determina Projeto de Lei n° 051/2019, de autoria do vereador Amaury Trindade, aprovado pelos vereadores da Câmara de Vereadores de Mesquita e já encaminhado ao prefeito Jorge Miranda para que seja sancionado.

O texto do projeto diz que a alteração do nome da unidade de ensino se dá pela importância do vereador Nakan para Mesquita enquanto parlamentar, sempre presente na luta pela inclusão social para pessoas com deficiência e artista.

Flávio Nakan

Flávio Nakan era pintor, chargista, escultor e uma figura importante na política da Baixada Fluminense. Foi vereador de Mesquita desde que o  município ainda era distrito de Nova Iguaçu.  Em 1997 ele foi o vereador mais jovem do município e o primeiro parlamentar do Brasil.

Em 2000, na então recém-emancipada Mesquita, Nakan se mantém vereador e leva sua luta por inclusão social à política local.  Em 2002 ele foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores.  No mesmo ano veio a candidato a Deputado Federal e conseguiu 21.155 votos, tornando-se segundo suplente do Estado. Em 2006 ele se torna primeiro suplente do PT na Alerj.

Nakan morreu em 2015, aos 44 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Na ocasião ele havia sido internado para a retirada de uma bolsa de colostomia.