Vereador Sancler Nininho concede moção de congratulação a mesquitense surdo e eleito o novo Mister Rio de Janeiro

por assessoria — publicado 05/12/2019 18h55, última modificação 05/12/2019 19h26

O jovem Pablo Esteves, de 28 anos, morador do bairro Cosmorama e vencedor do Mister Rio de Janeiro, recebeu uma moção de congratulação dada pelo presidente da Câmara de Mesquita, o vereador Sancler Nininho, durante a sessão ordinária realizada na última quarta-feira, dia 4/12.

Pablo tem uma trajetória de superação. Ele é surdo e disputou de igual para igual a vaga com os outros competidores, mostrando a importância da quebra de preconceitos e que a surdez é apenas um detalhe. O jovem nasceu ouvinte, até que em 1995 ele foi acometido com uma meningite e uma das sequelas foi a surdez.  Por conta da dificuldade em arrumar recursos financeiros para o tratamento, a família já chegou a juntar cerca de 150.000 latas de alumínio para comprar um aparelho auditivo para o jovem.

Mas a surdez não foi um motivo para a vida de Pablo ficar na inércia. No concurso de beleza Mister, ele concorreu em Mesquita e ganhou. Além disso ele também trabalha como auxiliar administrativo e é modelo.  A vitória no concurso Mister Rio é uma lição de quebra de preconceitos e barreiras de limitação. Pablo disputou igualmente com os outros candidatos e ganhou, mostrando que a surdez é apenas um detalhe e que sua vida é tão normal quanto a de qualquer outra pessoa.

‘’Eu quis ser Mister Rio de Janeiro, pois com isso quero quebrar todos os preconceitos contra os surdos, e eu consegui’’, destacou Pablo.

O próximo passo agora é o Mister Brasil. A competição é no dia 16 de dezembro, em São Paulo. As expectativas dele e da família são as melhores possíveis.

‘’Nosso coração se enche de orgulho. Acompanhamos de perto a trajetória do Pablo, lutamos com ele e hoje vê-lo galgando caminhos altos só nos dá a sensação de dever cumprido em apoiá-lo nas suas batalhas’’, disse Pedro Luiz esteves, pai de Pablo.

‘’Eu sou feliz em ter o Pablo como meu filho. Sou feliz por estar vendo tudo que está acontecendo na vida dele. Nosso filho merece isso e muito, muito mais’’, disse  Izabel Cristina Esteves, mãe de Pablo.

Presidente Sancler Nininho pela luta da comunidade surda a acessibilidade

Sancler tem se colocado à frente da luta pela acessibilidade aos surdos em Mesquita. Foi autor da lei que determina o dia Municipal do Surdo, além de ter realizado uma série de eventos na cidade com ênfase na importância de saber a língua Brasileira de Sinais. Na Câmara de Mesquita, a gestão de Sancler Nininho como presidente tem um marco inédito na história da Casa Legislativa, que é presença de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais, traduzindo a sessão para que não escuta.

‘’É motivo de muita alegria poder participar desse momento, ver um jovem mesquitense e surdo representar o Rio de Janeiro em uma competição de grande porte. Isso só mostra o quanto é importante darmos atenção a comunidade surda. Nos últimos meses estivemos a frente da luta por acessibilidade em Mesquita. Criamos o Dia Municipal do Surto, participamos da formatura de intérprete de Libras na cidade, além de instaurarmos a tradutora de libras nas sessões ordinárias da Câmara, algo nunca feito antes na história da Casa Legislativa. Eu fico feliz por fazer parte de tudo isso. Pablo já levou o Mister Mesquita, Mister Rio, e agora com certeza vai levar o Mister Brasil e, mais pra frente, o Mister Universo’’, disse o vereador.