Vereador Sancler Nininho participa de ação social voltada a comunidade surda

por assessoria — publicado 01/10/2019 16h19, última modificação 01/10/2019 16h19
Presidente da Câmara de Mesquita esteve durante todo o mês de setembro na luta por inclusão social a pessoas com deficiência auditiva.

O presidente da Câmara de Mesquita, vereador Sancler Nininho. participa de  uma ação social para a conscientização da inclusão da comunidade surda. Essa ação foi realizada na Praça Elizabeth Paixão e contou com diversos serviços e palestras com ênfase em acessibilidade.

Autor de um projeto de lei que institui o Dia Municipal do Surdo, Sancler Nininho esteve presente durante todo o mês de setembro nas atividades voltadas para pessoas com deficiência auditiva. Essa ação realizada na praça marca inclusive a comemoração da data dedicada à comunidade surda dentro de Mesquita. Na ocasião foram realizadas palestra com surdos para ouvintes, além de uma série de atendimentos gratuitos de saúde e isenção de documentos.

“Fico muito feliz em ser o autor da lei que institui o dia municipal do surdo aqui em Mesquita. A medida foi prontamente atendida pelo prefeito Jorge Miranda e atende aos anseios de acessibilidade da categoria, para que eles possam ter mais qualidade de vida”, disse ele.

Formatura da primeira turma de intérprete de libras de Mesquita

A primeira turma de intérprete de libras da cidade de Mesquita se formou na última sexta-feira (27). As aulas duraram cerca de três meses e foram ministradas no Fórum da cidade para pelo menos 20 pessoas das mais diversas áreas profissionais, como professoras, profissionais da saúde pública e até mesmo donas de casa.

“É importante trabalharmos na cultura do mesquitense a acessibilidade. Ver essas novas intérpretes de libras saindo daqui e indo para o mercado de trabalho,  fazendo inclusão dentro de seus setores, é gratificante para nós”, disse Sancler.

Central de Monitoramento e concursos para intérprete de libras

Sancler Nininho ainda falou sobre os projetos futuros. Até o final do ano, Mesquita contará com uma Central de Monitoramento de Atendimento ao Surdo. Além disso, o parlamentar também afirmou estar articulando, também para o final do ano, a criação de concursos públicos para intérprete de libras em Mesquita.

“Estamos juntos com a prefeitura na articulação de novas medidas, como a central de monitoramento para o surdo e a criação de concurso público para o intérprete de libras no município. Tudo para trazer cada vez mais serviços para nossa população”, finalizou Sancler.