Vereadores debatem novas medidas de combate ao Coronavírus em Mesquita

por adm publicado 01/04/2020 18h39, última modificação 01/04/2020 18h39

Em meio à crise de saúde pública e econômica provocada pela Pandemia do Coronavírus que cada dia que passa preocupa e provoca mais prejuízo para a população, os vereadores Sancler Nininho e Roberto Emídio, respectivamente, Presidente e Vice Presidente da Câmara Municipal da cidade de Mesquita reunira-se na manhã de hoje afim de estudar a possiblidade de adoção de novas medidas que possam garantir cuidados para a saúde da população e também de ações de assistência para famílias que estejam sendo atingidas com problemas econômicos provocados pela crise.

"Atuamos em duas frentes. A primeira e mais importante dela é a prevenção com a adoção das mediadas orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que recomendam o afastamento social. E a segunda e de preparar o sistema de saúde para detectar e encaminhar de forma célere nossos munícipes para o tratamento, o que ainda não foi previsto, pois não se registrou qualquer caso até o momento em Mesquita”, disse o vereador Roberto Emídio.

O Presidente da Câmara, Sancler Nininho disse que as sessões legislativas estão suspensas para cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações, mas os vereadores estão acompanhando e contribuindo com as ações do poder executivo local no combate a pandemia.
Os vereadores lembraram que o município de Mesquita está na frente e se tornou referência para as demais cidades da região com a abertura do Polo de atendimento exclusivo para Covid-19. A A unidade montada em Santa Terezinha funciona todos os dias, das 8h às 20h. Os profissionais que atuam no polo realizam uma triagem. Eles avaliam se é necessária a internação do paciente ou se, em casos leves, a pessoa pode ser liberada para manter a quarentena de 14 dias em casa. O atendimento é feito por uma equipe com 10 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles já foram preparados para o diagnóstico clínico dos pacientes. E encaminhar os casos mais graves para a UPA de Edson Passos para realização dos testes.

“Mesquita saiu na frente e se tornou referência para os outros municípios com atendimento especializado e de alto nível. O que estudamos aqui hoje é, que novas medidas podemos sugerir ao prefeito Jorge Miranda para proteger ainda mais o nosso povo”, Sancler Nininho, presidente da Câmara.